A Polícia Militar Rodoviária (PRE) informou à imprensa que começaram as obras para restauração da BR-354. O objetivo da PRE é orientar os motoristas a redobrarem a atenção durante o trajeto, já que o trânsito de veículos poderá ficar mais lento devido as obras e o chamado “pare e siga” no local. A PRE informou que a restauração começou no trevo de Rio Paranaíba, local mais crítico.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa Pavidez Engenharia acataram recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Patos de Minas. Segundo o MPF, as obras de restauração e manutenção são referentes ao trecho da BR-354 entre os km 230 e 366, no entroncamento da BR-262, no município de Campos Altos, divisa com Santa Rosa da Serra e Córrego Danta, até Patos de Minas.
O MPF informou que a situação da rodovia é acompanhada no inquérito civil que apura a execução dos contratos administrativos referentes às obras de restauração e manutenção. A BR-354 é a principal rota de acesso do Alto Paranaíba para o Noroeste de Minas, fonte de escoamento da produção agrícola da região, e a principal rota de ligação entre o Distrito Federal, região do Sul de Minas e outros estados da região Sudeste.
Segundo o MPF, a solução para resolver a péssima condição do pavimento da BR-354 já se arrastava há cinco anos, sem que o Dnit tivesse dado qualquer solução a contento para o problema. A última reforma ocorreu em 2013. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou, em um relatório, que de 2017 a 2019 foram registrados 178 acidentes de trânsito com 31 vítimas, sendo nove fatais só em 2019. Segundo o documento, boa parte desses acidentes estão relacionadas com as condições da via, como aquaplanagem, defeitos na via e acidentes em razão de derrapagem. Ainda segundo a Polícia Militar, sem a devida manutenção o problema de afundamento da pista tem se agravado gradativamente, chegando em alguns locais a atingir 10 centímetros de profundidade.
O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.
Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.